Injeções de espuma para varizes beneficia pacientes

Categoria: Tags:

As injeções de espuma para tratar varizes causam menos dor para os pacientes e podem economizar dinheiro para o sistema de saúde público em comparação com o tratamento alternativo popular, de acordo com pesquisadores do Imperial College London.  O estudo descobriu que a terapia com espuma é quatro vezes mais rentável do que o tratamento a laser e permite que os pacientes retomem suas atividades normais mais cedo. Os resultados foram apresentados durante a reunião anual da European Vascular Society,  em Atenas.

“As veias varicosas se desenvolvem quando as válvulas das veias param de funcionar corretamente, fazendo com que o fluxo sanguíneo se acumule. Cerca de uma em cada três pessoas desenvolve varizes quando atingem a idade de aposentadoria, as mulheres são mais afetadas do que os homens. Para a maioria das pessoas, as varizes não representam um problema de saúde grave, mas em casos graves, elas podem causar dor, coceira, inchaço ou úlceras nas pernas”, explica  o cirurgião vascular Ulisses Ubaldo.

Os pacientes que necessitam de tratamento geralmente são submetidos a uma cirurgia para retirar a veia afetada. Sob anestesia geral, a veia é amarrada através de um corte na virilha e puxada por um fio passado através de um corte mais baixo na perna. 36.209 procedimentos de varizes são realizados anualmente pelo sistema público de saúde britânico.

Na última década, foram introduzidos novos tratamentos não cirúrgicos que causam menos cicatrizes e não requerem anestesia geral. A termoablação pelo laser endovenoso (EVLA) ou pela radiofrequência envolve um fio, inserido na veia através de um cateter, que fornece breves rajadas de energia que selam a veia. Pode ser  realizada com anestesia local ou bloqueio. A escleroterapia com espuma envolve a injeção de espuma na veia que inflama o revestimento da parede e sela o vaso.

O novo estudo comparou esses dois tratamentos em termos de benefícios para o paciente e custo. Foram atribuídos aleatoriamente 100 pacientes ao tratamento com laser ou espuma. Os dois tratamentos foram igualmente bem sucedidos ao curar as varizes. No entanto, os procedimentos de terapia de espuma foram mais de duas vezes mais rápidos e custaram quatro vezes menos do que o tratamento com laser em média. Os pacientes que fizeram a terapia de espuma apresentaram menos dor na semana após o tratamento e puderam voltar às atividades normais em três dias, em comparação com oito dias para os  pacientes que fizeram a terapia a laser.

Segundo os autores do estudo, esta foi a primeira vez que estudiosos compararam, no sistema público de saúde britânico, os tratamentos de espuma e laser para ver qual apresenta o melhor custo-benefício para o estado.  Os resultados apontaram que a espuma é 4,2 vezes mais barata, tendo em conta a sua eficácia. O tratamento com espuma também é mais rápido, menos doloroso e faz com que as pessoas retornem às atividades normais em um curto período de tempo.

“Como as varizes são muito comuns, o sistema de saúde público tem que investir muitos recursos no tratamento da doença a cada ano. Se mais pessoas são tratadas com injeções de espuma em vez da cirurgia ou do tratamento a laser, as economias potenciais podem ser enormes. Esse tipo de pesquisa é extremamente importante no momento em que os orçamentos de saúde estão sob tensão em todo o mundo”, defende o cirurgião vascular.