Sabe-se que o exercício beneficia praticamente qualquer parte do corpo, incluindo as veias e as artérias. Um novo estudo de pesquisadores do Reino Unido mostrou que os corredores de maratonas iniciantes diminuíam sua “idade vascular” em quase quatro anos, reduzindo a pressão sanguínea e a rigidez da aorta e também resultando em um risco reduzido de ataque cardíaco e derrame.
A “idade vascular” é uma medida da idade das artérias e envolve as artérias grandes e pequenas. O diagnóstico é feito nos centros vasculares em torno da medição da rigidez arterial. Se a “idade vascular” é avaliada como superior à idade cronológica, alguém pode estar mais exposto ao risco de desenvolver doença vascular mais tarde na vida. “As causas do envelhecimento vascular incluem estilo de vida sedentário, má alimentação, obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo, níveis altos e baixos de colesterol e histórico familiar de doença cardiovascular. A maioria dos fatores é modificável”, afirma o cirurgião vascular, Dr. Ulisses Ubaldo.
Após um diagnóstico de doença vascular, a atividade física pode manter as complicações afastadas e impactar as doenças e a idade vascular.
Embora nem todos possam se preparar e correr uma maratona, o estudo apontou que o exercício diário melhora significativamente a saúde vascular. A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular orienta a realização de exercício físicos regulares que podem ajudar na melhoria da saúde vascular. A entidade também orienta para a adoçao de dietas balanceadas para melhorar a saúde vascular.
Conheça, a seguir, as sugestões da entidade médica para adicionar a atividade física à sua agenda diária:
- Comece selecionando atividades agradáveis;
- Exercite-se com um amigo;
- Incentive os membros da família a participar;
- Avalie o progresso através de um diário diário de exercícios;
- Para as idades de 18 a 64 anos, incorpore até 150 minutos de exercício por semana, conforme recomendado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, incluindo atividades aeróbicas de intensidade moderada, como caminhada rápida e exercícios de treinamento de força, como ioga;
- Converse com seu médico sobre o programa de exercícios certo para você.
“Com veias e artérias correndo por todo o corpo, a doença vascular pode incluir distúrbios nas veias das pernas, má circulação nos pés, rupturas da aorta abdominal e problemas renais ou carotídeos. O problema mais comum é o endurecimento ou espessamento das artérias (arteriosclerose), que causa derrame, ataque cardíaco, doença arterial periférica e muitos outros problemas circulatórios. Os cirurgiões vasculares são os especialistas que podem tratar essas doenças e as condições do sistema circulatório”, explica Ulisses Ubaldo.