O chá verde, bebida favorita do Japão, pode oferecer mais do que apenas uma relaxante pausa para o chá. De acordo com uma nova pesquisa, publicada no Journal of Vascular Surgery, o chá verde poderia prevenir uma condição mortal na principal artéria do corpo. Uma equipe da Universidade de Quioto, Japão, descobriu que o aneurisma da aorta abdominal – uma condição em que a artéria principal do corpo se torna sobrecarregada e inchada – desenvolveu-se menos frequentemente em ratos que bebiam chá verde com polifenol.
“Sem tratamento, os aneurismas da aorta abdominal eventualmente se rompem e levam à morte em 50% dos casos. Os aneurismas aórticos abdominais geralmente passam despercebidos porque não há sintomas até que eles se rompam. Se um paciente tem sorte, um inchaço é encontrado antes da ruptura e ele pode ser tratado cirurgicamente, a tempo, por meio de um transplante de um vaso sanguíneo artificial ou por um enxerto de uma endoprótese. No momento, não há tratamentos farmacológicos para essa doença”, explica o cirurgião vascular Ulisses Mathias.
Pesquisas recentes apontaram uma série de benefícios para a saúde do ato de beber chá verde, incluindo a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, inflamação e oxidação.
“O tipo de polifenol encontrado no chá verde regenera a elastina, uma proteína essencial que dá à artéria sua textura alongada. Considerando que os aneurismas arteriais abdominais são causados pela inflamação e pela degradação dos componentes de elastina na parede arterial, beber chá verde pode ser promissor para o tratamento”, explica o autor principal do estudo, Shuji Setozaki.
No estudo, a equipe tratou ratos com enzimas que induzem a formação de um aneurisma aórtico abdominal e descobriram que a condição desenvolveu-se menos em ratos que bebiam chá verde rico em polifenol. Eles também observaram menos inflamação e mais produção de elastina nesses ratos, protegendo a artéria da ruptura.
“Os japoneses têm a vida útil mais longa do mundo. Estudos mostram que 80% da população bebe chá verde diariamente. Os autores do estudo acreditam que a ingestão diária de chá verde deve ser considerada como uma nova estratégia preventiva para o aneurisma da aorta abdominal, o foco dos futuros estudos será investigar as doses recomendadas”, diz Ulisses Ubaldo.