Estatinas podem erradicar os coágulos de sangue das veias

Categoria: Tags:

As estatinas podem ser a chave para erradicar uma das causas mais evitáveis ​​de óbitos hospitalares, depois que pesquisadores descobriram um novo papel para o medicamento que baixa o colesterol.

A medicação, comumente usada para prevenir ataques cardíacos, reduz a ameaça de uma condição que afeta milhões globalmente, denominada tromboembolismo venoso (TEV), onde coágulos sanguíneos se formam nas veias dos pulmões ou nos membros, entre 15-25% dos casos.

A conclusão foi feita após uma análise minuciosa de 36 estudos envolvendo mais de 3,2 milhões de pessoas como parte de uma nova pesquisa publicada na The Lancet Hematology.

Os resultados compilados por pesquisadores do Leicester Diabetes Center e da Universidade de Bristol fornecem um “extenso conjunto de evidências sobre o benefício clínico da estatina na ocorrência de TEV”.

A descoberta poderia potencialmente levar a novas diretrizes e uma expansão do uso do medicamento no tratamento de outras doenças, uma vez          que já está estabelecido na prevenção de doenças cardiovasculares.

“As novas descobertas ressaltam um potencial papel benéfico da terapia com estatinas para prevenção de TEV, além do seu papel estabelecido na prevenção de doenças cardiovasculares”, destaca o  cirurgião vascular Ulisses Ubaldo.

O pesquisador principal, Setor Kunutsor, da Unidade de Pesquisa Musculoesquelética da Universidade de Bristol, acrescentou: “Atualmente, as estatinas são apenas aprovadas para redução de lipídios na prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares. Mas esses medicamentos demonstraram ser uma grande promessa além dos efeitos estabelecidos para a redução de lipídios e estes incluem um potencial impacto benéfico em múltiplas doenças. Estes resultados fornecem uma vasta evidência sobre o benefício clínico da estatina na ocorrência de TEV e podem suportar um verdadeiro efeito protetor”.