Tem diabetes? Veja dicas para manter seus pés saudáveis

Categoria: Tags:

Se você tem diabetes e sente-se bem, pode ser fácil ignorar as recomendações médicas. Mas uma das complicações do diabetes ocorre quando o alto nível de açúcar no sangue dos pacientes danifica os vasos sanguíneos, o que leva à má circulação nas pernas e pés. “Quando os pés são privados de sangue rico em oxigênio, uma condição chamada pé diabético pode se desenvolver, causando úlceras que se curam muito lentamente ou de modo algum. À medida que a doença progride, pode levar à gangrena e até amputação”, afirma o cirurgião vascular, Dr. Ulisses Ubaldo.

Cerca de 80% das amputações dos membros inferiores relacionadas ao diabetes começam como uma úlcera no pé. Os cirurgiões vasculares geralmente têm muitos pacientes com diabetes, que precisam de cuidados especializados para manter os pés saudáveis. Para esses pacientes, é extremamente importante nunca ignorar uma ferida aberta no pé.

Desta maneira, os diabéticos devem consultar um cirurgião vascular que possa avaliar a saúde vascular do paciente e a úlcera no pé. Isso não significa que eles terão que fazer uma cirurgia, mas o vascular é o especialista indicado para tratar este tipo de problema.

Listamos, a seguir, medidas para prevenir a doença do pé diabético, Confira:

1. Consulte o médico regularmente: os pacientes com diabetes devem consultar um cirugião vascular uma vez por ano ou mais frequentemente, dependendo do seu nível de risco para problemas nos pés. “Se você já teve úlceras nos pés, amputação ou outras complicações relacionadas ao diabetes, pode precisar do especialista com mais frequência. Você também deve procurar o vascular se tiver neuropatia ou se os seus pés estiverem se deformando pelo diabetes”, orienta Ulisses Ubaldo.

2. Aprenda a cuidar dos seus pés: pacientes com diabetes devem ser informados sobre como cuidar de seus pés. Você precisa saber como verificar se há feridas, aprender como cortar corretamente as unhas, manter os pés limpos e secos e a hidratação da pele;

3. Use os sapatos certos: pacientes com diabetes não precisam comprar sapatos terapêuticos se tiverem um risco médio de pé diabético, mas sapatos especiais são importantes para pacientes de alto risco. “Durante as verificações dos pés, pergunte ao seu cirurgião vascular se você precisa de sapatos especiais. Mesmo se você não se qualificar para sapatos terapêuticos, é muito importante usar sapatos que se encaixem confortavelmente”, orienta o médico;

4. Cirurgias de revascularização:  O vascular é o profissional habilitado para indicar o momento de cirurgia ou angioplastia com stent. Pesquisas mais recentes não recomendam procedimentos preventivos, sem uma real necessidade.

5. Mantenha-se atualizado sobre os melhores tratamentos: se você tiver uma úlcera no pé, a melhor prática é não andar sobre a úlcera. O cirugião vascular pode prescrever um calçado adequado para a caminhada.