A maioria dos milhões de pessoas com varizes não as considera um problema médico, a menos que sejam dolorosas ou inflamadas. Mas as varizes são um tipo de insuficiência venosa crônica (IVC). De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, são definidas como veias superficiais dilatadas e/ou tortuosas com alterações de sua função. Essa é uma doença crônica que requer atenção médica regular.
O que é a IVC?
As veias das pernas têm um trabalho a fazer – transportar sangue sem oxigênio dos pés de volta ao coração e pulmões para obter mais oxigênio. Para manter o sangue subindo, as veias saudáveis têm válvulas unidirecionais que impedem que o sangue flua de volta. Nas pessoas com IVC, essas válvulas não funcionam bem e o sangue se acumula nas pernas.
Os fatores de risco para IVC incluem:
- Ter tido anteriormente um coágulo sanguíneo nas veias profundas;
- Um trabalho que exija ficar muito em pé ou sentado;
- Obesidade;
- Várias gestações;
- Um hábito de fumar atual ou anterior;
- História familiar de varizes;
- Idade avançada.
“Uma das diferenças mais notáveis entre as varizes que não causam sintomas e as que causam é que os pés e os tornozelos podem inchar e a pele do tornozelo pode mudar de cor ou textura. Em cerca de 3% das pessoas com IVC, a condição começará a causar feridas abertas”, afirma o cirurgião vascular, Dr. Ulisses Ubaldo.
Em seus estágios avançados, o IVC pode ser uma doença mais difícil de lidar. Ninguém deseja ter uma úlcera venosa, devido à natureza de longa data e recorrência. “As úlceras podem ser muito grandes e úmidas. Têm um cheiro ruim, são dolorosas e podem levar longo tempo para cicatrizar. Exigem bandagens de compressão especializadas e avaliação para possíveis intervenções”, explica o médico.
Além disso, a dor constante pode causar noites sem dormir e fadiga. Excesso de movimento pode desalojar curativos ou causar vazamentos, o que faz com que os pacientes evitem eventos sociais. Alguns não podem usar sapatos comuns e ficam embaraçados com a própria aparência. Existe um enorme componente psicológico para esses pacientes, que podem se tornar isolados e deprimidos.
Pesquisas recentes, no entanto, fornecem nova possibilidade aos pacientes com IVC, além da cirurgia. “A ablação endovascular de varizes demonstrou ajudar a acelerar o tempo de cicatrização de úlceras venosas, de modo que existe um tratamento mais efetivo, além da compressão”, afirma o médico.
Agende uma consulta médica com um cirurgião vascular, se apresentar os seguintes sintomas:
- Varizes ao redor dos tornozelos;
- Inchaço nas pernas ou tornozelos;
- Alterações da pele ao redor dos tornozelos, especialmente pele esticada e / ou fibrosa ou pele escura;
- Cãibras ou espasmos nas pernas;
- Varizes dolorosas e abertas nos tornozelos ou pernas.